Apoio e Financiamento

O Registro Brasileiro de Gêmeos (RBG) é apoiado e financiado pelas seguintes instituições:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

CNPqO CNPq apoia o Registro Brasileiro de Gêmeos através dos seguintes processos:

Bolsa Pesquisador Visitante Especial - PVE: O edital PVE visa apoiar projetos de investigação que promovam a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade do país, através do intercâmbio, mobilidade e cooperação internacional em ciência e tecnologia. O suporte para o projeto de pesquisa intitulado "Fatores genéticos e estilo de vida na Dor Lombar em Gêmeos brasileiros: Uma proposta de pesquisa para permitir o estabelecimento do primeiro Registro Brasileiro de Gêmeo como parte de uma Rede Global" (Processo 400457/2014) engloba uma bolsa para o Pesquisador Visitante Especial (Dr. Paulo Ferreira), quota adicional de Doutorado-Sanduíche, e uma quota adicional de Bolsa de Pós-doutorado Júnior no Brasil (Dra. Daniela Junqueira).

CNPq Universal 14/2014 – Faixa A: O edital Universal é um tradicional esquema de financiamento à pesquisa brasileira que tem como objetivo apoiar projetos que proporcionem o desenvolvimento científico significativo e inovação tecnológica para o Brasil. A faixa A é restrita a concorrência de investigadores em início de carreira e Daniela Junqueira foi contemplada nessa faixa de apoio com o projeto intitulado "Genética componente, estilo de vida e medicamentos utilizados na dor lombar: o estudo GENELIFE" (Processo 457873/2014-0), iniciando em Janeiro de 2015.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

CAPESA CAPES apoia o Registro Brasileiro de Gêmeos através dos seguintes processos:

Bolsa Atração de Jovens Talentos do Programa Ciências sem Fronteira - BJT: O edital BJT tem como finalidade apoiar projetos de pesquisa para atrair e estimular a fixação no Brasil de jovens pesquisadores de talento, residentes no exterior, brasileiros ou estrangeiros, com destacada produção científica ou tecnológica nas áreas contempladas do Programa Ciências sem Fronteiras. O apoio para o projeto de pesquisa intitulado “Fatores genéticos e estilo de vida na Dor Lombar em Gêmeos brasileiros: Uma proposta de pesquisa para permitir o estabelecimento do primeiro Registro Brasileiro de Gêmeo como parte de uma Rede Global" (Processo 23038.007624/2013-59) engloba uma Bolsa de Pós-doutorado para o Pesquisador Jovem Talento (Dr. Vinícius Cunha Oliveira) e uma Bolsa de Iniciação Científica. O projeto foi iniciado em Novembro de 2013, sob a Coordenação Técnica da Dra. Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG).

Bolsa de Doutorado: A CAPES financia uma Bolsa de Doutorado na Universidade de Melbourne (Processo 0903-14-0) para o estudante de doutorado Lucas Calais Ferreira sob a supervisão do Professor John Hopper. O projeto de pesquisa intitulado "Duplos benefícios: o papel dos gêmeos na inovação em pesquisa em saúde e o estabelecimento do Registro Brasileiro de Gêmeos em parceria com o Registro Australiano de Gêmeos" iniciou em novembro de 2014 e está previsto para ser concluído em 3-4 anos.

Registro de Gêmeos Australiano (Australian Twin Registry)

O Registro Brasileiro de Gêmeos (RBG) nasceu de uma parceria entre pesquisadores brasileiros e australianos. O Registro Australiano de Gêmeos (Australian Twin Registry) é, portanto, nosso principal colaborador e apoiador.

O Registro Brasileiro de Gêmeos nasce, assim, irmão gêmeo do Registro Australiano de Gêmeos; não um irmão gêmeo idêntico, mas certamente um gêmeo fraterno.

Nessa parceria, dedicamos nosso especial agradecimento ao Diretor do Registro Australiano de Gêmeos, o pesquisador Professor John Hopper.

University of Melbourne

University of MelbourneA Universidade de Melbourne apoia o Registro Brasileiro de Gêmeos através dos seguintes processos:

IRRTF RNC suporte de pesquisa: o esquema de financiamento de pesquisa ‘Fundo Internacional de Pesquisa e Capacitação em Pesquisa’ (International Research and Research Training Fund) (Redes de Pesquisa ou consórcios) foi estabelecido pela Universidade de Melbourne para facilitar a colaboração com pesquisadores de alta qualidade e instituições no Brasil, Chile, China, Alemanha e Índia. O pedido # 1451403 solicitando financiamento para o projeto "A colaboração de pesquisa para estabelecer o Registro Brasileiro de Gêmeos com base no Registro Australiano de Gêmeos" foi aprovado para um período de 3 anos, com início a partir de setembro de 2014.

Australia’s National Health and Medical Research Council

NHMRCCentros de Excelência em Pesquisa (Centres of Research Excellence  - CRE): O edital Centros de Excelência em Pesquisa (CRE) apoia equipes de pesquisadores para realizar projetos em colaboração nas área clínicas, de saúde da população e de serviços de saúde. A solicitação de recursos (APP1079102) para o "Centro Australiano de Excelência em Pesquisa com Gêmeos" foi bem-sucedida para 5 anos de financiamento a partir de janeiro de 2015. O Registro Brasileiro de Gêmeos faz parte do projeto financiado, o que representa um relevante intercâmbio internacional de conhecimento e políticas da Austrália para o Brasil para o benefício da pesquisa com gêmeos no Brasil, na Austrália, e em todo o mundo.