O RBG

O objetivo do Registro Brasileiro de Gêmeos (RBG) é promover o desenvolvimento de pesquisas com gêmeos no Brasil, aplicando o potencial das pesquisas envolvendo gêmeos para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros.

Inicialmente, o projeto está sendo desenvolvido através da realização de uma pesquisa sobre determinantes genéticos e ambientais da dor lombar.

No futuro, o RBG constituirá uma fonte para o desenvolvimento de estudos de pesquisadores brasileiros que tenham o interesse em desenvolver pesquisas com gêmeos recrutando indivíduos cadastrados no RBG. A realização de estudos em parceria com o RBG seguirá rigorosamente as diretrizes éticas e deverá representar significativo valor para a área de pesquisa proposta.

A participação dos gêmeos no RBG e nos estudos realizados em parceria deverá ser voluntária. O RBG gerenciará o recrutamento dos gêmeos de forma a garantir sigilo e privacidade dos dados individuais, além de controlar o número de convite para participação em pesquisas enviado a cada gêmeo, minimizando algum importuno potencialmente gerado por convites em excesso.

Em Estudos em andamento você encontrará mais informações sobre o estudo ora sendo realizado.

Caso tenha interesse em realizar uma pesquisa com gêmeos, entre em This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..