Estudos em andamento

Você é gêmeo ou múltiplo? Você tem interesse em contribuir de forma voluntária para pesquisas que ampliem o conhecimento de pesquisadores brasileiros sobre questões de saúde da população do nosso país?

Nós estamos realizando o primeiro estudo de gêmeos no Brasil com os objetivos:

  • Traçar o perfil epidemiológico dos gêmeos brasileiros; 
  • investigar quais os fatores genéticos e de estilo de vida que influenciam a ocorrência da dor lombar (dor de coluna);
  • Estabelecer um registro (banco de dados) de gêmeos brasileiros dispostos a contribuir para o desenvolvimento de pesquisas em saúde para a população brasileira.

Os gêmeos são convidados a responder um questionário inicial que inclui questões sobre diversos temas relacionados à saúde:

  • dados demográficos, antropométricos e sociais;
  •  estilo de vida, como atividade física e outros;
  • informações sobre alguns tipos de dores e outras condições de saúde;
  • histórico de saúde.

A zigosidade também é investigada através de perguntas inseridas no questionário. 

O questionário inicial pode ser respondido pelo link disponibilizado em nosso site (envio por email), entrevista presencial ou por telefone. O questionário aplicado foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Após a conclusão do questionário inicial, os participantes serão convidados a participar de outro projeto relacionado a dor lombar. Ao aceitar, deverão preencher um diário sobre a ocorrência de dor lombar por um período de 12 meses consecutivos. A cada mês do período de acompanhamento, os pesquisadores entrarão em contato com os participantes para coletar informações do diário de dor lombar. Ao término dos 12 meses de acompanhamento, uma avaliação final será realizada para coleta de dados sobre potenciais fatores de risco que possam ter se alterado em comparação ao início da pesquisa.

Nós valorizamos a sua contribuição!

  • Apesar do questionário inicial do estudo parecer um pouco extenso, ele é importante para a formação da base de dados do RBG. Estudos futuros prestarão especial atenção para reduzir o tempo despendido na resposta a questionários de pesquisa.
  • O RBG gerenciará o recrutamento dos gêmeos de forma a garantir sigilo e privacidade dos dados individuais, além de controlar o número de convite para participação em pesquisas enviados a cada gêmeo, minimizando qualquer importuno gerado por insistentes convites.
Código do estudo Nome do estudo Quem pode participar? Gostaria de participar?
RBG-2014-001 Fatores de risco genético e estilo de vida na dor lombar em gêmeos brasileiros Gêmeos adultos (com idade acima de 18 anos) Entre em contato! Link